Dicas gramaticais: algumas diferenças entre Past Simple x Present Perfect

Hey there!

Na dica gramatical de hoje, veremos algumas diferenças entre dois tempos verbais bem parecidos quando traduzidos para o português: o Past Simple (PS) e o Present Perfect (PP).

É importante lembrar que a primeira diferença entre eles é a estrutura. Enquanto o PS mantém o auxiliar DID em todas as pessoas, no PP temos o auxiliar HAVE para ‘I’, ‘you’, ‘we’ e ‘they’ e HAS para ‘he’, ‘she’ e ‘it’. No PS, o auxiliar aparece apenas nas negativas e interrogativas. Já no PP, o auxiliar aparece, inclusive, nas afirmativas. Veja alguns exemplos:

I took a shower this morning. (Eu tomei banho essa manhã)

I have taken a shower this morning. (Eu tomei banho essa manhã)

I didn’t take a shower this morning. (Eu não tomei banho essa manhã)

I haven’t taken a shower this morning. (Eu não tomei banho essa manhã)

Did you take a shower this morning? (Você tomou banho essa manhã?)

Have you taken a shower this morning? (Você tomou banho essa manhã?)

Além disso, em ambos os tempos verbais, temos que nos atentar para os verbos regulares e irregulares. No PS, utilizamos o verbo modificado apenas na afirmativa. Já no PP, utilizamos o verbo sempre no particípio¸ inclusive nas afirmativas. Parece complicado, mas é apenas um pouquinho mais “trabalhoso” montar a estrutura do PP.

Mas, afinal, qual a diferença de uso entre eles? Em expressões de tempo que se referem ao presente, tais como 'this morning/week/month' e 'today', ambas as estruturas podem ser usadas. O que vai depender é se 'this morning' é um tempo terminado ou se ainda se inclui no momento presente. Como assim? Compare os exemplos novamente:

I didn’t take a shower this morning. (= a manhã já acabou e eu não tomei banho)

I haven’t taken a shower this morning. (= ainda está de manhã e eu talvez tome banho mais tarde)

Portanto, como no exemplo acima, se ainda é de manhã, é mais comum o uso do PP. Caso a manhã já tenha passado e você não pretende mais fazer tal atividade, use o PS.

Ainda ficou na dúvida? Escreva nos comentários!

XOXO,

Bruna Werneck

Professora de Ingl ês

Posts Em Destaque