2014 © Sistema 3 | Rua Barbosa Lima, 278 - Centro - (32) 3212-6496  - Juiz de Fora - MG

CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL

Os exames de certificação de proficiência em inglês se tornaram pré requisitos, em mais de 180 países no exterior, como forma de comprovação de que um aluno (não falante nativo) tem determinado nível de inglês. Embora a preparação para esses exames aconteça em alguns cursos de inglês no Brasil, ao ser aprovado o aluno obtém certificação internacional fornecida pela universidade pela qual se inscreveu.

 

 

 

 

Muitas vezes para passar algum tempo no exterior o aluno precisa apresentar esse(s) certificado(s) ao consulado do país de destino, o que acentua o nível de importância do(s) mesmo(s). Os exames mais conhecidos e de maior prestígio são o TOEFL (Test of English as a Foreign Language), o IELTS (International English Language Testing System), o FCE (First Certificate in English) e o CPE (Certificate of Proficiency in English).

 

Tais exames acontecem entre duas e três vezes a cada semestre e não exigem comprovação de um curso prévio. O candidato faz a preparação em vistas ao desenvolvimento das habilidades de speaking (fala, oralidade), listening (escuta), reading (leitura) e writing (escrita). Depois de determinado período, os alunos passam por mocks (simulados) dentro do curso em que se realiza a preparação e se obtiverem uma porcentagem que varia entre 60% e 70% de aproveitamento do teste estarão aptos a se inscreverem para um desses exames, que podem comprovar que determinado aluno possui desde o nível básico até o avançado de inglês.

 

Os certificados internacionais são reconhecidos mundialmente, de modo que se aprovada, por exemplo, no Brasil, a pessoa pode viajar para qualquer lugar do mundo e tal certificado servirá como comprovante do domínio da língua inglesa. Afinal, quem certifica são universidades de grande reputação nos Estados Unidos e Inglaterra.

 

Esses certificados servem também como pontuação no currículo de algumas carreiras. No curso de medicina, por exemplo, o aluno que possui o FCE, da Universidade de Cambridge, marca pontos a mais no período de residência. Muitos desses certificados são atemporais, de maneira que uma vez aprovado, ninguém pode questioná-lo(s) em relação a prazo de validade.

 

Os exames de proficiência internacional representam uma porta aberta no mundo acadêmico e no mercado de trabalho. Eles são, sem dúvida, uma comprovação única e suficiente de um ótimo domínio da língua inglesa.

 

 

 

 

 

 

Alessandra Sixel

Professora de inglês

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Bem-vindos ao blog S3!

January 24, 2017

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square