2014 © Sistema 3 | Rua Barbosa Lima, 278 - Centro - (32) 3212-6496  - Juiz de Fora - MG

5 canais (em português!) no YouTube para aprimorar sua gramática

December 11, 2017

Quando se fala em “gramática”, seja na língua portuguesa ou na língua inglesa, logo pensamos que, pela frente, teremos algo extremamente penoso e cansativo para enfrentar. Travamos, ainda que inconscientemente, uma “batalha” contra qualquer coisa que venha depois da frase “hoje a aula é de gramática”.

 

Mas a gramática pode ser, na verdade, algo que facilita (e muito, acreditem!) a aprendizagem de um idioma. Muitas vezes vista como a vilã das aulas de inglês, a gramática normativa (que dita as “regras” sobre o uso de determinado tempo verbal, por exemplo) serve para nos auxiliar na construção das estruturas. Mas será que somente os livros e os dicionários podem nos ajudar?

 

Uma das coisas mais incríveis de viver em nossa época é a quantidade de dados que podemos acessar nessa beleza revolucionária chamada internet, sendo o YouTube um dos sites mais legais para se usar quando precisamos entender melhor algum conteúdo ou tirar alguma dúvida, antes ou depois da aula de inglês.

 

 

 

Uma dica valiosa na hora de estudar gramática é pensar mais em exemplos práticos do que na regra isolada. Ou seja, se o conteúdo gramatical que você escolheu estudar está te atormentando ao invés de te ajudar, respire fundo, dê um passo atrás e espere um pouco.

 

Leia alguma história, assista algum filme, ouça alguma música e espere seu cérebro se acostumar com aquelas estruturas com exemplos contextualizados.

O estudo da gramática tem que funcionar de forma que te confirme a regra – e não crie uma!

 

Afinal de contas, o que é a gramática?

 

Ela é um padrão das estruturas que são usadas no dia-a-dia pelos falantes de uma língua. Por isso, se você está acostumado a ouvir, ler, escrever e falar sobre um determinado assunto, a gramática daquelas frases você já conhece - e então o estudo fica mais objetivo e deixa de ser algo cansativo. Porque simplesmente você está confirmando através de termos técnicos algo que já internalizou e sabe usar. 

 

Abaixo, listamos alguns canais que tratam da aprendizagem de inglês e oferecem conteúdos bem interessantes tanto sobre gramática quanto sobre outros conteúdos:

 

 

1.    Cintiadisse

 

 

 

 

2.    English in Brazil 

 

 

 

3.    Amigo Gringo 

 

 

 

4.    Tia do Inglês 

 

 

 

5.    TeclaSap 

 

 

 

Spoiler alert: em breve, acrescentaremos mais um canal nessa lista. Aguardem!

 

Faltou algum canal? Escreva nos comentários!

 

XO,

 

 

 

 

 

Bruna Werneck

Professora de inglês

 

 

 

 

 

 

 

Vico Lopes

Diretor pedagógico

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Bem-vindos ao blog S3!

January 24, 2017

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square