2014 © Sistema 3 | Rua Barbosa Lima, 278 - Centro - (32) 3212-6496  - Juiz de Fora - MG

Natal na Rússia, Índia, Estados Unidos e República Democrática do Congo

December 29, 2017

Cada país tem a sua cultura e quando falamos de Natal não pode ser diferente. Cada país tem sua própria maneira de comemorar a data. Hoje aqui no Sistema 3, temos professores e assistentes da Rússia, da República Democrática do Congo, da Índia e dos EUA. Você já imaginou como o Natal é celebrado nesses quatro países?

 

 

 

Índia

 

Na Índia, existem mais hindus, muçulmanos e sikhs do que cristãos, mas mesmo assim o Natal é celebrado. Um pouco diferente do nosso, já que por aqui, praticamente todo mundo sabe o sentido cristão do Natal, enquanto que, para eles, é somente uma data em que se aproveita para presentear a família e os amigos, enfeitar a casa e fazer um jantar diferente. Os cristãos que moram na Índia comemoram o Natal da mesma forma, porém também indo à igreja nos dias de Natal.

 

Uma diferença do Natal indiano, é que, ao invés de pinheiros enfeitados, costuma-se encontrar Rangolis, espalhados pela cidade. São tapetes de areia colorida semelhantes aos tradicionais tapetes encontramos nas ruas no dia de Corpus Christi.

 

Rússia

 

Os russos também comemoram o Natal de forma diferente, começando pela data! O Natal por lá é marcado para o dia 7 de janeiro. Isso acontece porque a Igreja Ortodoxa Russa comemora o Natal levando em consideração o calendário juliano que anda 13 dias atrasado comparado com o calendário gregoriano. Mas ocidentais que moram na Rússia, comemoram também no dia 25 de dezembro.

 

No dia 6 de janeiro, na véspera do Natal, as pessoas fazem uma procissão com velas chamada de Krestny Khod. Depois que cantam e rezam, voltam para casa para a ceia.

Por lá, as lendas de Natal também são um pouquinho diferentes. Ao invés do Papai Noel, a figura que entrega presentes é uma senhora chamada Baboushka. Segundo a lenda, ela se esqueceu de abrigar os três reis magos que haviam ido visitar Jesus e, por isso, sua sina é vagar de casa em casa presenteando crianças até se redimir de seu pecado.

 

República Democrática do Congo

 

Os congoleses encaram o Natal de forma mais religiosa, indo à igreja na véspera de Natal, onde é possível apreciar corais cantando músicas natalinas e até mesmo encenações sobre o nascimento de Jesus. As peças costumam contar desde a criação do mundo, no início da noite e ir até depois do nascimento de Cristo, quando o Rei Herodes manda matar os recém-nascidos por medo.

 

O nascimento de Jesus é marcado para acontecer o mais próximo possível da meia noite e, somente depois disso é que vem o resto da peça, que costuma acabar por volta de uma hora da manhã. No entanto, em alguns lugares, as pessoas cantam até amanhecer.

 

Durante o dia de Natal, em 25 de dezembro, as famílias preparam uma refeição em família, geralmente com carne de porco ou frango, ou um guisado. Além disso há também um prato de arroz e inhame, chamado fufu, que é uma pasta feita no pilão.

 

Estados Unidos

 

O Natal dos EUA também tem suas diferenças. Por lá, não se tem o costume de comemorar a véspera do Natal, no dia 24. Apenas na tarde do dia 25 de dezembro as famílias se reúnem para a ceia, que é levado bem a sério por eles. Nesse dia, as famílias preparam pratos caseiros, o que é muito raro devido a vida corrida que levam.

 

Como o Natal americano acontece durante o inverno, é bem comum encontrar bonecos de neve todo enfeitados nos quintais e até mesmo esculturas mais elaboradas. Outra diferença é em relação a árvore de natal: é muito comum utilizarem pinheiros de verdade enfeitados dentro das casas, comprados nas Christmas tree farms, ou “fazendas de árvores de natal”, numa tradução livre.

Existe até mesmo uma bebida tradicional no Natal, o Eggnog. Feita a partir de mistura de gema de ovo, leite, açúcar, creme e noz moscada. Que tal experimentar nesse Natal?

 

 

E aí, você já sabia? Conhece outras formas de celebrar o Natal? Deixe aqui em baixo nos comentários e até a próxima!

 

Quer conhecer um pouco da cultura desses países? Faça-nos uma visita e conheça nossos assistentes!

(Sistema 3 - Rua Barbosa Lima, 278 | Centro)

 

 

 

 

Thomas Frizeiro

Professor de inglês

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Bem-vindos ao blog S3!

January 24, 2017

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square