2014 © Sistema 3 | Rua Barbosa Lima, 278 - Centro - (32) 3212-6496  - Juiz de Fora - MG

Estudar um novo idioma: comece com o que realmente importa

March 19, 2018

Há um grande problema hoje em dia em acharmos que só saberemos falar inglês "quando".

 

- Quando entendermos perfeitamente o present perfect.

- Quando aprendermos os phrasal verbs.

- Quando soubermos as gírias e abreviações...

 

Na verdade, você já sabe que isso tudo leva tempo e dedicação e eu estou aqui para te lembrar disso e te ajudar a lidar com isso. Por isso, hoje falaremos sobre como identificar e começar com o que realmente importa!

 

 

 

É fácil dizer para alguém estabelecer metas, mas isso é bem mais complexo do que parece, pois cada pessoa busca aquilo que é importante para si. Quando você estabelece que estudar inglês é importante, mas faz isso de forma impulsiva e sem racionalizar, essa atividade se passará de "importante" para "urgente". O problema é que, quando tudo parece urgente, nos estressamos, ficamos desmotivados e não tiramos nenhum proveito ou aprendizagem daquilo, somente fazemos porque "é preciso fazer".

 

O X da questão é justamente este: quanto mais você consegue especificar e priorizar aquilo que quer aprender, mais pleno será seu aprendizado, pois você estará estudando coisas que condizem com o que você realmente almeja (seja um intercâmbio, uma vaga com mais prestígio na sua empresa, passar numa prova de mestrado ou doutorado, obter uma nota boa em um exame internacional, etc.), o que vai trazer mais motivação e confiança para você.

 

Pergunte-se:

  1. Por que eu quero aprender essa língua?

  2. Se você já fosse fluente nessa língua, o que você faria agora?

  3. Se você começar a estudar inglês amanhã, como gostaria de estar daqui dois meses de dedicação?

 

TEMPO X PRIORIDADE

 

O problema, hoje, não é a falta de tempo, é a falta de prioridade. Inclusive, ocupar-se com aprender muitas coisas ao mesmo tempo e de forma desordenada é uma forma de preguiça, pois quando pensamos ou agimos sem discriminar as coisas, ficamos overwhelmed (sobrecarregados), o que é tão improdutivo quanto não estudar nada de inglês. Ser seletivo e fazer menos são os caminhos para ser produtivo e focado no que é importante.

 

 

O Princípio de Pareto

 

Vilfredo Pareto, um economista italiano, já dizia que 80% dos efeitos vêm de 20% das causas. Ele observou que 80% das terras italianas abarcavam somente 20% de sua população. Intrigado, ele observou uma plantação de ervilhas e viu que 80% das ervilhas eram produzidos por 20% das vagens. Esse princípio é muito simples e muito poderoso, pois faz com que a gente identifique o que é importante, agora, na aprendizagem de inglês. Ou seja: 20% dos nossos esforços correspondem a 80% dos resultados alcançados.

 

Assim, se você garante a si mesmo que vai estudar pelo menos 20 minutos por dia, não importa o quão ruim ou cansativo tenha sido esse dia, você começa a treinar o seu cérebro e a lembrá-lo que aprender inglês é top priority (prioridade que merece mais destaque) na sua vida. Em outras palavras, fazer 95% de qualquer coisa é muito menos eficaz do que fazer 20% de algo com afinco.

 

Daí, talvez, venha o hábito, tão importante para aprender algo novo ou acrescentar algo em sua rotina. Treine seu cérebro e depois mostre a ele o que é mais importante para você.

Identificar o que é importante e estabelecer language goals (metas de linguagem, ou metas relacionadas ao que você quer aprender no idioma que escolheu estudar) nos ajudam a focar no que é importante, utilizar nosso tempo de maneira inteligente e, também, a medir nosso progresso, o que ajuda na nossa motivação para aprender sempre e cada vez mais.

 

Se você conseguir responder às três perguntas que eu te fiz lá no começo do texto, você estará diante do seu objetivo final e aí você compreenderá melhor porque você está usando o seu tempo, dinheiro e energia para aprender um novo idioma.

 

 

Quer aprender inglês?

Fala um orçamento com a gente AQUI.

 

 

 

 

Bruna Werneck

Professora

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Bem-vindos ao blog S3!

January 24, 2017

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square