2014 © Sistema 3 | Rua Barbosa Lima, 278 - Centro - (32) 3212-6496  - Juiz de Fora - MG

21 Profissões em que o inglês é fundamental

April 6, 2018

Sabemos que o inglês é a língua internacionalmente adotada em diferentes áreas, sobretudo, na ciência, tecnologia, no âmbito dos negócios, do comércio e do turismo, por exemplo; mas não somente, hoje em dia, o domínio da língua inglesa já se consolidou não mais como diferencial, mas como uma ferramenta essencial nas diferentes áreas de atuação. Ela é como uma ponte que nos conduz para além das fronteiras do nosso país e do nosso continente, viabilizando não só um aproveitamento melhor de nossas experiências de férias em viagens ao exterior, mas também permitindo-nos expandir nossas experiências de qualificação pessoal e otimização do nosso trabalho. Pensando nisso e levando em conta o cenário econômico atual, listamos aqui 21 profissões em que o inglês já é considerado fundamental em termos de qualificação e atendimento às demandas do mercado. Venha conferir!

 

 

 

 

1) Atleta

 

Se você acompanha algum tipo de esporte ou mesmo assiste a entrevistas que os atletas fornecem em eventos esportivos internacionais, já deve ter percebido o quão importante é saber falar inglês nessas situações, não só para os atletas em si, mas para outros profissionais do esporte também: árbitros, treinadores, fisioterapeutas, etc. Para projetar-se profissionalmente, além de seus treinamentos diários e seus estudos constantes, o atleta precisa realmente buscar destaque internacional, morar fora, integrar equipes estrangeiras, além de interagir com seus patrocinadores – que podem ser empresas multinacionais – e, claro, dar entrevistas em vários veículos de comunicação e de diferentes países. E não há como fazer tudo isso bem sem saber se comunicar em inglês!

 

 

2) Profissional de Turismo

 

Este profissional é, em geral, responsável pelo planejamento, divulgação e promoção de viagens. Em agências, sites turísticos ou em organização de exposições e congressos, é preciso dominar o inglês, pois é muito frequente o contato com companhias internacionais, hotéis e turistas estrangeiros.

 

 

3) Tradutor e Intérprete

 

Esses profissionais fazem traduções de documentos, textos para publicações, séries e filmes, entrevistas, etc. E sabemos que o inglês é a língua em que mais se produz conteúdo, portanto, além do aporte teórico que conduz as traduções,  é essencial que o tradutor e/ou intérprete domine plenamente o vocabulário, as gírias e expressões idiomáticas e a gramática dos idiomas com que trabalha, sobretudo do inglês – que, certamente, é a língua que mais lhe oferece oportunidades de trabalhos!

 

 

4) Administrador

 

O administrador está sempre em contato com parceiros, clientes, prestadoras de serviços, etc. e o mundo dos negócios é, há bastante tempo, uma área muito globalizada, portanto, saber inglês nessa profissão nem é considerado mais um diferencial e sim um pré-requisito já nos processos de seleção para estágio!

 

 

Profissionais da beleza

 

5) Esteticista

6) Podólogo

7) Cabeleireiro

8) Massagista

 

Há hoje diversos profissionais que atuam no campo da beleza e prestam serviços tanto para homens quanto para mulheres. São responsáveis por aplicar produtos cosméticos, empregando técnicas de manipulação e aparelhos em atividades como limpeza de pele, tratamentos capilares, drenagem, depilação, hidratação, massagens, bronzeamento artificial, entre outros, e, muitas vezes, atuam em consultórios, em parceria com médicos cirurgiões e dermatologistas, em acompanhamentos pós-cirúrgicos ou em tratamentos preventivos. A área da beleza está em grande destaque atualmente, portanto, os profissionais devem estar em constante treinamento e atualização, fazendo cursos, participando de eventos e lendo revistas eletrônicas de beleza, e é claro que saber inglês é essencial para ter acesso às novidades em primeira mão!

 

 

9) Piloto de avião

 

O piloto de avião deve cursar a escola de aeronáutica para qualificação e treinamento específicos. Todas as etapas de formação dos pilotos de avião exigem o inglês, pois existem muitos procedimentos que seguem padrões americanos, além disso, a língua utilizada no controle de tráfego aéreo em voos internacionais é, logicamente, o inglês.

 

 

Profissionais da saúde

 

10) Médico

11) Fisioterapeuta

12) Psicólogo

13) Enfermeiro

14) Veterinário

15) Dentista

 

Com a constante atualização das pesquisas científicas relacionadas à saúde, quem trabalha nessa área tem sempre que se manter em dia com os estudos mais recentes, seja por meio de leitura de revistas específicas, de artigos acadêmicos ou por meio de participações em congressos e eventos. E, para isso, saber inglês é fundamental, uma vez que capacita o profissional para, não só ler em inglês, mas para participar de eventos internacionais desse tipo também. Sabemos que há um considerável delay entre o ritmo de produção de trabalhos científicos recentes no mundo e o de tradução e publicação desses trabalhos no Brasil; portanto, o jeito mais eficiente para manter-se atualizado com as descobertas científicas na área da saúde é realmente dominar a ferramenta utilizada para veicular todas essas publicações: o inglês.

 

Profissionais de TI

 

16) Programador

17) Analista de sistemas

18) Analista de negócios

19) Cientista de dados

20) Técnico de manutenção

 

Para atender à crescente demanda tecnológica das empresas e da sociedade, existe, na atualidade, uma variedade imensa de profissionais atuantes na área de TI. A vasta diversidade de profissionais requeridos na área de TI nos dá uma noção da amplitude de sua importância e atuação na economia, por isso manter-se atualizado é essencial para os trabalhadores desse setor; entretanto, diferentemente da área da saúde, o profissional de TI deve-se atualizar com urgência porque precisa dominar rapidamente novas linguagens, procedimentos e tecnologias para aplicar na solução de problemas que podem estar diretamente relacionados, por exemplo, à privacidade de clientes, otimização de tarefas e tráfego de informações. E, logicamente, para ser capaz de dominar esses recursos com a rapidez exigida pelas empresas, o profissional deve não só ler e assistir a conteúdos diretamente de suas fontes – que, certamente, estão em inglês! – como ainda fazer cursos e obter certificações de instituições internacionais que atestem suas habilidades teóricas e práticas. Podemos afirmar categoricamente que não dá para trabalhar com TI sem saber inglês!

 

 

21) Professores

 

Há disponíveis, no âmbito da educação, do ensino de idiomas e de diversos tipos de capacitação profissional, vários métodos e abordagens que foram desenvolvidas, sobretudo, ao longo das últimas quatro décadas e, consoante a essa heterogeneidade de métodos e abordagens, o sujeito aprendiz nunca foi igualmente tão plural! Por isso, para preparar aulas de qualidade, que despertem o interesse dos alunos e promovam intercâmbio de conhecimentos, o professor deve estar sempre adaptando seus materiais e produzindo conteúdos adequados e eficientes para os diferentes tipos de estudantes. E para isso, faz-se necessário que ele tenha o máximo de contato possível, não só com diferentes métodos, mas também com conteúdos de áreas variadas para selecionar materiais relevantes e abordar os assuntos de maneira apropriada. Além disso, deve ainda capacitar-se para dominar os recursos tecnológicos de que precisa para dar conta de promover essa diversidade. E é claro que toda essa gama de conteúdos está disponível em inglês, que é a língua universal. Assim, professores do mundo todo compartilham suas experiências e disponibilizam seus recursos didático-pedagógicos em inglês! Portanto, se você é professor, saiba que dominar a língua inglesa é essencial para oferecer aulas de qualidade!

Em geral, saber inglês, em qualquer área, no mundo de hoje é imprescindível, uma vez que dá acesso a oportunidades de trabalho melhores e também de crescimento pessoal e nos dá mais liberdade para que possamos ser autônomas em nossas decisões e planos de vida.

 

Se identificou com alguma dessas profissões, mas ainda não fala inglês? Faça um orçamento com a gente. Clique AQUI.

 

 

 

 

Juliana Coelho 

Professora de inglês

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Bem-vindos ao blog S3!

January 24, 2017

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square