2014 © Sistema 3 | Rua Barbosa Lima, 278 - Centro - (32) 3212-6496  - Juiz de Fora - MG

Como aprender PHRASAL VERBS de forma mais rápida e eficaz

April 24, 2018

Como professor, uma das dificuldades que mais observo entre os alunos é a de entenderem e memorizarem os chamados phrasal verbs. E isso acaba por se tornar um problema, visto que os nativos utilizam muito no dia a dia esse tipo de verbo.

 

 

 

Caso você não saiba, ou não se lembre, um phrasal verb é aquele verbo que, junto à uma preposição (ou advérbio), pode ter um significado diferente do que tem sozinho. Ficou confuso? Calma que vou explicar melhor com um exemplo. Observe:

 

I will find out what happened to him.

(Vou descobrir o que aconteceu com ele.)

 

Vamos analisar: “to find”, sozinho, significa “encontrar algo”, como em “I can’t find the keys” (“Não consigo encontrar as chaves”). No entanto, “to find out” significa outra coisa, como vimos no exemplo.

 

Mas aí você me pergunta: como posso aprender esses phrasal verbs então?

 

Não existe uma fórmula mágica dos phrasal verbs (infelizmente), mas existem estratégias que podem facilitar (e muito) nossa vida na hora de estudar e aprender esses verbos. Por isso, estou aqui para dar essas dicas para você!

 

 

1) Comece pelos elementos que o formam

 

Caso você se depare com um phrasal verb e não se lembra ou não sabe o significado, olhe para as partículas que o formam, por exemplo:

 

I am so happy that Phillip got over it. He was so sick.

(Estou tão feliz que Phillip se recuperou. Ele estava tão doente.)

 

Nesse caso, se prestarmos atenção no elemento “over”, podemos entender o significado do verbo: essa palavra pode significar tanto “acima” ou “terminado”, ou seja, podemos supor que Phillip passou por cima de sua doença ela terminou, ficou curado. Mas calma, caso você tenha dificuldade para entender assim, não precisa se desesperar. Vamos para a próxima dica!

 

 

 

2) Observe o que está ao redor do verbo.

 

Ainda utilizando o exemplo anterior, se olharmos para o que vem antes e depois do verbo, conseguimos deduzir o que ele significa. Se você está feliz porque algo aconteceu com o Phillip que estava muito doente, então ele só poder ter se recuperado da doença. Vamos testar com outro exemplo:

 

If I am in town this weekend, I will drop by to see you.

(Se eu estiver na cidade no fim de semana, vou dar um pulo para te ver.)

 

 

Observando essa frase, podemos perceber que o significado de “drop by” é “visitar” (a tradução ali em cima ficou “dar um pulo” para ficar mais próxima do nosso contexto de uso), já que se você está numa cidade e você quer ver alguém, você pode visita-la.

Agora que demos essas dicas para que possamos descobrir os significados, vamos ver como podemos aprendê-los com mais eficiência.

 

 

 

3) Faça um inventário de phrasal verbs

 

À medida que você for estudando, lendo, praticando e for se deparando com os phrasal verbs, vá criando um inventário, uma coleção deles em um caderno. Anote-os em lista e, ao invés de colocar na frente a tradução, coloque um sinônimo em inglês e uma frase utilizando esse phrasal verb. Assim, quando você precisar voltar nessa lista, você já tem um exemplo de uso. Esses aqui já podem já podem entrar na sua lista:

 

Ask out: invite (I want to ask her out to a dinner.)

Bring about: cause (The police doesn’t know what brought about the accident.)

Take after: take care of (Can you take after my children for me tonight?)

 

 

4) Passe a usar os phrasal verbs da sua lista no lugar dos verbos comuns

 

Agora que você tem a sua coleção de phrasal verbs, na medida em que você for praticando, coloque esses versos em uso. Se você vai falar ou escrever uma frase e você precise usar ”invite”, use “ask out”. Dessa forma, você se familiariza o uso e passa a ficar natural a convivência com esses verbos.

 

 

 

5) Utilize um dicionário específico para phrasal verbs

 

Existem dicionários de phrasal verbs virtuais (grátis e pagos) que podem ser baixados no seu smartphone (iOS ou Android). Basta você procurar na loja do seu aparelho. Além disso. Você encontra vários sites muito bons com uma lista de phrasal verbs, contendo sinônimos em inglês e exemplos de uso, da forma como ensinei acima.

 

Dois deles são o englishpage.com e o UsingEnglish.com.

Quando você precisar olhar os apps ou os sites, lembre-se de pegar o verbo e anotar na sua lista (aquela das dicas 3 e 4).

 

 

Pronto! Colocando em prática todas essas dicas, você não só vai aprender mais rápido, mas também mais naturalmente, sem precisar ficar lendo e relendo as listas de phrasal verbs que existem por aí.

 

Ah, e você que sabe alguma outra dica, deixa aqui nos comentários!

 

Veja mais dicas de nossos professores de como aprender inglês rápido AQUI.

 

Até a próxima!

 

 

 

 

 

 

Thomas Frizeiro

Professor de inglês

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Bem-vindos ao blog S3!

January 24, 2017

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square