2014 © Sistema 3 | Rua Barbosa Lima, 278 - Centro - (32) 3212-6496  - Juiz de Fora - MG

9 bons motivos para você aprender francês

May 16, 2018

Idioma oficial de 32 nações e governos, o francês é ensinado em todos os países do mundo, status somente partilhado com o inglês. Saber falar francês é ter a chance de se comunicar com aproximadamente 270 milhões de falantes dos cinco continentes que têm essa como primeira ou segunda língua. Online, o francês está normalmente entre os cinco idiomas mais usados em sites.

 

 

 

 

Aprender francês não é apenas uma oportunidade para espalhar seu charme pelo mundo. Esse é um dos idiomas mais importantes na comunicação e nas relações internacionais – nas Nações Unidas, UNESCO, Comitê Olímpico Internacional e FIFA e Cruz Vermelha.

 

 

Eis aqui 9 motivos para aprender essa maravilhosa língua:

 

 

1. UMA LÍNGUA AGRADÁVEL DE APRENDER

 

O francês é uma língua fácil de aprender. Existem numerosos métodos clássicos e alternativos para progredir rápido na aprendizagem de francês, tanto para crianças como para adultos. Assim como o espanhol e o italiano, o francês é uma língua semelhante ao português, o que torna o aprendizado muito mais fácil para brasileiros. Embora os fonemas sejam bem diferentes, a gramática e o vocabulário têm muitos pontos em comum, como a estrutura das frases e os tempos verbais.

 

 

2. UMA LÍNGUA PARA APRENDER OUTRAS LÍNGUAS

 

O aprendizado da língua francesa facilita a aprendizagem de outras línguas, notadamente as línguas latinas (o espanhol, o italiano e o romeno, por exemplo). Aprendendo francês você também está melhorando seu inglês. Como? Porque boa parte do vocabulário inglês vem do francês, e não diretamente do latim. Assim, isso facilita a compreensão de vários termos técnicos do universo da justiça, política, engenharia, artes e culinária, por exemplo.

 

 

3. UMA LÍNGUA PARA VIAJAR

 

A França é o país mais visitado do mundo inteiro, com mais de 70 milhões de visitantes por ano. Para quem possui noções de francês é muito mais agradável visitar Paris e todas as regiões da França, além disso também possibilitar compreender a cultura, o espírito da população e a arte de viver “à la française”. O francês também é útil quando se viaja à África, à Suíça, ao Canadá, a Mônaco, às Ilhas Seychelles, etc.

 

 

4. UMA LÍNGUA PARA ENCONTRAR EMPREGO

 

Como o inglês está cada vez mais generalizado na sociedade, saber francês é um excelente bônus no currículo na hora de se candidatar a um trabalho. Falar francês representa uma vantagem para encontrar um emprego no mercado internacional de trabalho. O conhecimento do francês abre as portas das empresas francesas seja na França mesmo ou no exterior e em todos os países francófonos como o Canadá, a Suíça, a Bélgica e alguns do continente africano. Mais de 500 empresas francesas estão instaladas no Brasil! Não precisa nem pensar muito para lembrar possíveis empregadores multinacionais de origem francesa: L’Oreal, BIC, Peugeot, Chanel, Lacoste, Michelin...

 

 

 

5.  A LÍNGUA DA CULTURA

 

O francês é a língua internacional para a gastronomia, a moda, o teatro, as artes visuais, a dança e a arquitetura. Conhecer a língua francesa significa ter acesso, em versão original, aos grandes textos da literatura francesa e francófona, bem como ao cinema e à música. O francês é a língua de Victor Hugo, de Molière, de Léopold Senghor, de Edith Piaf, de Jean-Paul Sartre, de Alain Delon e de Zinedine Zidane, entre tantos outros. Quem nunca teve um súbito desejo de partir para o mundo para aprender francês depois daquele filme com Marion Cotillard, daquela música que passou na rádio, daquele show do Cirque du Soleil. 

 

 

6. UMA LÍNGUA PARA ESTUDAR NAS UNIVERSIDADES FRANCESAS

 

Falar francês permite, sobretudo, estudar na França, em Universidades de reputação ou em grandes Escolas de Comércio e de Engenharia, que se situam entre os melhores estabelecimentos superiores da Europa e do mundo. Desde videogames e trens de alta velocidade à pesquisa sobre a AIDS e cirurgia reconstrutiva, os países de língua oficial francesa têm estado na vanguarda da tecnologia, ciência, medicina e até dos negócios. Já ficou preso em um estudo ou publicação importante, escrito em francês, porque não tinha tradução para português ou inglês? Mais um motivo para aprender francês: ter acesso a bons conteúdos e ao trabalho de importantes pesquisadores francófonos.

 

 

7.  A OUTRA LÍNGUA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS

 

O francês é ao mesmo tempo língua do trabalho e língua oficial na ONU, na União Europeia, na UNESCO, na OTAN, no Comitê Internacional Olímpico e na Cruz Vermelha Internacional, bem como em várias instâncias jurídicas internacionais. É a língua das três cidades em que se encontram sediadas as instituições europeias: Estrasburgo, Bruxelas e Luxemburgo. Falar francês seria para você a oportunidade perfeita de estudar as relações internacionais e/ou trabalhar em organizações internacionais.

 

 

8.  UMA LÍNGUA QUE DÁ ABERTURA PARA O MUNDO

 

Após o inglês e o alemão, o francês é a terceira língua na internet, vindo antes do espanhol. Compreender a língua francesa permite ter outra visão do mundo, através da comunicação com os falantes da língua francesa em todos os continentes e ter acesso à informação através de grandes meios de comunicação internacionais em língua francesa, como os canais TV5 e France 24, e emissoras de rádio como a Radio France Internationale, os jornais como Le Monde, Le Figaro, entre outros.

 

 

9. A LÍNGUA DO AMOR E DA MENTE

 

Aprender a língua francesa é, em primeiro lugar, ter o prazer de aprender uma bela língua, rica em vocabulário e melodia, que é muitas vezes chamada a língua do amor. Ninguém resiste a um “Je t’aime”. O francês também é uma língua analítica, que estrutura o pensamento e desenvolve o espírito crítico, o que é extremamente útil em discussões e negociações.

 

Viu quantos motivos especiais para aprender a língua mais charmosa do mundo?

 

Baixe agora o nosso GUIA PRÁTICO DE FRANCÊS PARA VIAGENS e conheça frases e expressões para usar na sua viagem ao exterior.

 

Chegou a hora de estudar francês e conseguir tudo isso e muito mais.

 

TURMA NOVA DE FRANCÊS AQUI NO SISTEMA 3

04 de junho de 2018 às 14h.

 

Faça já o seu orçamento: Cliquei AQUI.

 

 

 

 

 

 

Cecile Kapinga 

Professora de francês

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Bem-vindos ao blog S3!

January 24, 2017

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square