15 Canais no YouTube para aprender inglês enquanto se diverte!

Hello, everyone!

Se existe algo que me ajudou a aperfeiçoar minhas habilidades com o inglês, com certeza foi o fato de sempre estar interessado em temas que me exigiam cada vez mais fluência. E o melhor, todos estes temas estavam relacionados ao meu lazer! Aprender inglês para trabalhar nunca foi meu objetivo principal, e acho que isso acabou me ajudando a construir com a língua uma relação afetiva bastante positiva.

Já escrevi para o blog do Sistema 3 [Como o mundo dos RPG’s online me ensinou inglês], mas essa definitivamente não foi a única fonte de entretenimento digital que me ajudou a aprender e aperfeiçoar o inglês. Se foram os jogos que me ensinaram inglês, foi o YouTube que me ajudou a atingir a fluência que eu queria.

Eu também já falei por aqui como acredito que assistir a vídeos despretensiosos e de curta duração pode ajudar o aluno a atingir resultados mais rápidos no aprendizado. Aliás, essa foi uma dentre outras dez superdicas que nós, professores do Sistema 3, gravamos em vídeo para você acelerar seu inglês. Se ainda não viu, corre aqui, é rapidinho e vale a pena. [11 dicas para aprender inglês rápido]

Mas quais canais assistir? O YouTube é hoje um oceano de conteúdo, pelo qual às vezes é difícil navegar. Então eu separei aqui algumas dicas de canais em inglês que cobrem uma variedade de temas bastante divertidos.

Sempre lembrando que:

. Não é necessário entender tudo o que a pessoa está falando. Conheça seu próprio nível, e não se preocupe em perder partes dos diálogos ou narrações – acontece, continue assistindo.

. Você precisa estar se divertindo. Não adianta nada sentar na frente do computador para realizar uma atividade que você acredite ser sem graça. Mesmo que tenha dificuldades de entender a língua, busque sempre assistir coisas que te estimulam visualmente.

. É legal entender, pelo menos um pouco, do que está acontecendo, então atenção às imagens! Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras, e isto pode te ajudar a compreender melhor o que está sendo dito.

Então vamos lá!

Comédia e Entretenimento

1) College Humor

Curte Porta dos Fundos? Parafernalha? Então, o CollegeHumor foi feito para você! Com formato bastante parecido com o dos canais brasileiros, o CH que existe desde 2006 (!) e conta com mais de 12 milhões de inscritos, o formato em cenas “sketches” é bastante similar aos grandes canais brazucas (às vezes acho que foi ele que inspirou a galera daqui). No início, o humor americano pode parecer sem graça ou a piada não fazer muito sentido para você, muito por conta das referências, mas com o tempo tudo começa a ficar claro.

2) Buzzfeed Video

Todo mundo conhece o BuzzFeed e suas listas sobre tudo! Com presença mundial, essa gigante do entretenimento online já está presente em diversos países e constantemente traduz seu conteúdo original para o português. Quem sabe não é hora de curtir o canal da matriz americana, o BuzzFeedVideo, que conta com mais listas, experimentos sociais inusitados e inúmeras cenas de humor? É diversão para todos os gostos!

3) WatchMojo.com

E por falar em listas, não é possível deixar de fora o campeão mundial dos “Top10’. O WatchMojo.com é um canal de origem canadense que faz os famosos tops 10 de qualquer coisa, e quando eu digo “qualquer coisa” quero dizer QUALQUER COISA MESMO! Temos desde o “TOP 10 músicas mais chicletes” até o “TOP 10 melhores mortes em Dragon Ball Z”. Isso sem falar no inglês falado de forma bem pausada e clara, que pode ser bem útil se você ainda está se iniciando na língua.

Notícias e Variedades

4) AJ+

Se você é o tipo de pessoa que curte uns documentários, informações relevantes, política internacional e opiniões jornalísticas, alguns grandes nomes da indústria vêm recentemente investindo pesado em produção de conteúdo online, em um formato mais despojado e jovem.

Na minha opinião, a Al Jazeera tem feito um excelente trabalho, principalmente com seus mini-documentários produzidos em vídeos de cinco a sete minutos, que quando vistos em série, contam histórias relevantes sobre o mundo, mas podem ser assistidos separadamente e/ou fora de ordem sem problema algum. O AJ+ vale a pena!

5) BuzzFeed News

Vai ter mais BuzzFeed nessa lista? Vai sim! A gigante não poupa esforços em se tornar dominante em todos os setores do entretenimento online. E o canal BuzzFeed News apareceu para rapidamente se tornar um dos maiores canais de notícias do YouTube. E o formato é bem palatável para iniciantes na língua.

6) BBC

Se você quiser praticar um pouco do seu inglês e a sua relação com o sotaque britânico, o canal da BBC, o BBC News conta não somente com notícias de uma das maiores agências de entretenimento mundial, mas também com documentários e entrevistas inusitadas.

Ciência, Tecnologia e Curiosidades.

Minha paixão por ciência me levou a encontrar verdadeiros paraísos de informação e conhecimento, sempre com um tremendo grau de entretenimento e estupefação no YouTube. A cada vídeo eu me impressionava mais com as capacidades do ser humano, da natureza ou até mesmo do nosso universo. Eu estava me divertindo, aprendendo sobre o mundo que habito, e estudando uma nova língua. Como ficar melhor?

7) Vsauce

Quando se fala em ciência e curiosidades no YouTube, não tem como não falar de Vsauce. O que começou como uma brincadeira sobre videogames do educador Michael Stevens no YouTube, hoje é referência em divulgação científica no mundo online. O canal principal conta com mais de 13 milhões de inscritos e trata de temas que vão desde a filosofia à astronomia. Os “spin-offs” Vsauce2 e Vsauce3 possuem cada um mais de 3 milhões de inscritos, e mantêm o formato do canal original, porém com seu próprio estilo e apresentação já que possuem seus próprios apresentadores. CO-NHE-ÇAM TO-DOS!

8) Kurzgesagt

Muita luz do sol? Muita felicidade? Precisando daquela crise existencial que vai te deixar acordado à noite acreditando que estamos condenados e o mundo não tem mais jeito? O Kurzgesagt – In a Nutshell é a sua praia! O canal baseado na Alemanha trabalha com excelentes animações e narração em inglês nativo para falar de temas atuais que desafiam a humanidade. Temas como exploração espacial, mudanças climáticas, transgênicos, crise de refugiados, física quântica, inteligência artificial, entre outros, são tratados de forma racional, científica e bem humorada. Os vídeos normalmente possuem legenda criada pela comunidade do YouTube, eu mesmo já trabalhei em algumas.

9) CGP Grey

O próximo canal é para os corajosos. O criador por trás do canal CGP Grey fala rápido, e possui somente animações simples para acompanhar sua narração (eu pessoalmente amo o estilo). Professor americano atualmente trabalhando no Reino Unido, ele traz diversos temas, principalmente relacionados à sociologia e filosofia.

Jogos eletrônicos

Quando se fala em jogos é muito difícil dizer o que se deve assistir. Minha principal dica é: se você curte um determinado jogo, procure jogá-lo em inglês e, se possível, busque conteúdo sobre ele em inglês no YouTube.

10) LetsPlay

Uma ótima maneira de praticar seu inglês é ver alguém jogando o jogo que você já jogou, pretende jogar, ou até mesmo está jogando. São os chamados “Let’s play”. É bem simples e o formato é sempre o mesmo, uma pessoa jogando o jogo ao mesmo tempo em que comenta o que está fazendo. O mais importante é você procurar uma pessoa que você consiga compreender razoavelmente enquanto se diverte. Eu vou deixar aqui o canal LetsPlay que conta com uma grande variedade de jogos em suas playlists. Mas o que eu aconselharia mesmo é usar a barra de buscas do YouTube da seguinte forma, “Lets Play [nome do jogo]” e explorar o maior número de youtubers, até achar um que te agrade.

GG, well played!

11) LoL Esportes

Você conhece E-Sports? Se você curte games competitivos provavelmente já ouviu falar ou até mesmo acompanha algum campeonato de jogos de computador. Alguns campeonatos já chegam a lotar estádios inteiros de torcedores. E chegam a acumular milhões de espectadores em suas transmissões. Isso sem falar na megaestrutura que conta com narradores profissionais, comentaristas e analistas. É um pouco difícil entender tudo, mas se você conhece bem o jogo, não vai ter muitas dificuldades. Eu vou deixar o canal oficial de E-Sports do League of Legends, o LoL Esports (um dos jogos competitivos mais famosos da atualidade), mas se você joga algum outro, não deixe de procurar alguma transmissão de campeonatos no YouTube.

12) Outsidexbox

Quer dicas sobre jogos? Está sem saber o que jogar no seu PC ou console? Quer ouvir algumas análises antes de comprar o jogo que você está namorando? Existem diversas opções de canais no YouTube que tratam exatamente disso, e eu pessoalmente curto muito o outsidexbox nesse quesito. O canal britânico traz excelentes críticas, letsplays, e listas no estilo top 10, todas tratando do mundo dos games. E o mais importante, eles sempre avisam quando vão dar spoilers sobre determinado jogo.