2014 © Sistema 3 | Rua Barbosa Lima, 278 - Centro - (32) 3212-6496  - Juiz de Fora - MG

“DOCES OU TRAVESSURAS”: O QUE É O HALLOWEEN?

October 29, 2018

 O Dia das Bruxas está chegando! Fantasmas, monstros, vampiros saem de seus esconderijos para nos assombrar, tocar nossa campainha a noite e nos perguntar: doces ou travessuras?! Com certeza você já ouviu falar do Dia das Bruxas, ou Halloween. No Brasil estão cada vez mais comuns festas a fantasia e crianças saindo de casa em casa na vizinhança pedindo os habituais doces. Nos Estados Unidos essa data já é uma tradição e é até feriado. Mas de onde surgiu essa festa? O que há por traz disso tudo?

 

 

A origem do Halloween

 

A origem do Halloween vem não dos Estados, mas do Reino Unido. Até o século XVI era comum celebrar a "All Hallows' Eve". A palavra Hallow é uma palavra antiga para “santo” e “eve” pode ser traduzido como véspera. O termo se relacionava com a noite anterior ao Dia de Todos os Santos, celebrado em 1º de novembro.

Existem várias origens diferentes para a festa como a conhecemos. Uma as origens é um antigo festival pagão chamado Samhain, que significa “fim do verão” em gaélico escocês. A festa durava três dias e começava no dia 31 de outubro. Segundo historiadores, o festival era uma homenagem ao "Rei dos mortos". O Samhain tinha entre suas maiores marcas as fogueiras e celebrava a abundância na colheita daquele período. Outra possível origem para a festa do Halloween é o Calan Gaeaf, o primeiro dia de inverno no País de Gales, no dia 1º de novembro. A noite anterior, Nos Calan Gaeaf, é quando os espíritos vagam. Na noite do dia 31 de novembro as pessoas evitavam cemitérios, escadas e encruzilhadas, já que acreditavam que os espíritos se reuniam nesses lugares.

Na Idade Média, a festa do Samhain passou a ser chamada de Dia das Bruxas, pois a Igreja Católica a considerava herética e anticristã e aqueles que celebrassem a data eram perseguidos e condenados à fogueira pelo Tribunal da Inquisição, mesmo não sendo bruxas e bruxos. Sendo assim, para diminuir as influências pagãs na Europa Medieval a Igreja Católica instituiu a data do Dia de Finados, no dia 2 de novembro. O papa Gregório III mudou no século VIII, as datas do Dia de Todos os Santos, que acontecia em 13 de maio, para o dia 1º de novembro e a comemoração do Festival do Samhain, acabou precedendo essa data. Acredita-se que o Papa Gregório III e o seu sucessor, Gregório IV, estabeleceram a data de celebração do Dia de Todos os Santos como obrigatória para "cristianizar" o festival pagão do Samhain.

 

 

 

O Halloween atual

 

O Dia das Bruxas, como conhecemos, começou a ter as características atuais entre 1500 e 1800. Em 1845 cerca de 1 milhão de irlandeses imigraram para os EUA por conta do que ficou conhecido como “Grande Fome”. É claro que todo esse povo levou consigo suas tradições. Pouco tempo depois, começaram a aparecer referências e reportagens sobre o “Halloween”, chamando-o de “feriado inglês”.

            No Dia das Bruxas dos Estados Unidos, eram realizadas as mesmas brincadeiras que faziam no Reino Unido mesclando-as com rituais de colheita americanos. As maçãs, que eram usadas para prever o futuro pelos britânicos, viraram cidra, servida junto com rosquinhas, ou "doughnuts" em inglês (que iriam virar os donuts modernos).

            Os espantalhos, comuns em histórias de terror hoje em dia, surgiu por causa do milho, que era muito importante da agricultura americana. Eles acabaram fazendo parte da simbologia do Halloween americano e passaram a ser muito usados em decorações do Dia das Bruxas. Foi também na América que a abóbora passou a principal marca do Halloween. No Reino Unido, o legume usado para esculpir era o turnip, uma espécie de nabo. Essas luminárias feitas com abóboras na decoração do Halloween tiveram sua origem em uma antiga lenda irlandesa sobre um ferreiro chamado Stingy Jack, ou Jack-O’-Lantern que conseguiu enganar o diabo e escapar do Inferno, passando a vagar como alma penada, segurando uma luminária feita de carvão em brasa, dentro de um nabo, com a finalidade de iluminar seu caminhos na escuridão dos submundos.

            Outra tradição moderna que surgiu nos Estados Unidos foi a de “doces e travessuras”, ou trick or treat em inglês, que foi baseada no habito que as crianças tinham de ir de casa em casa cantando rimas ou dizendo orações pelas almas dos mortos. Em troca, eles recebiam dos moradores bolos de boa sorte, representando o espírito da pessoa que havia sido liberada do purgatório. Nos Estados Unidos as crianças passavam de casa em casa fantasiadas perguntando “doces ou travessuras?”. Os moradores dão os doces para não sofrerem as travessuras dos “fantasminhas e monstrinhos” que passavam por lá.

 

 

Halloween no Brasil

 

No Brasil, o Halloween foi se tornando cada vez mais popular por influência dos filmes e seriados vindos dos EUA. Em nosso país, desde 2003, na mesma data do Halloween, se comemora o Dia do Saci, comemoração instituída em contraposição ao Dia das Bruxas, que não tem raízes na cultura brasileira para resgatar o folclore brasileiro.

Há pessoas que são contra a comemoração do Dia de Halloween, e algumas comunidades religiosas são contra a data e condenam a comemoração por ser um festejo de origem pagã e também porque usam símbolos que podem ser considerados do mal e negativos.

No entanto, o Halloween tem ficado cada vez mais popular não só aqui no Brasil como em várias partes do mundo com várias festas a fantasia para crianças, jovens e adultos. Algumas empresas incentivam seus funcionários a trabalharem fantasiados e maquiados no dia e também escolas proporcionam dias para os alunos irem fantasiados à aula.

 

 

 

Por aqui, também celebramos no dia 31 de outubro. Daqui a pouco! Já preparou a sua fantasia? 

 

 

 

 

 

 

Thomas Frizeiro

Professor de Inglês

 

 

 

 

 

 

 

QUER ACELERAR E APRENDER INGLÊS MAIS RÁPIDO?


ÚLTIMAS TURMAS NOVAS 29 DE OUTUBRO E 05 DE NOVEMBRO.

 

ÚLTIMA TURMA DE FRANCÊS DO ANO 06 DE NOVEMBRO


Agende uma aula experimental e sinta a diferença

 

Clique aqui para marcar sua aula!


Siga as nossas redes sociais e receba as nossas atualizações:


facebook.com/sistema3
Instagram @sistema3 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Bem-vindos ao blog S3!

January 24, 2017

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square