2014 © Sistema 3 | Rua Barbosa Lima, 278 - Centro - (32) 3212-6496  - Juiz de Fora - MG

"Remember, remember, the 5th of November”

November 2, 2018

Já ouviu falar de Guy Fawkes, “o único a entrar no parlamento com intenções honestas”? Saiba por que o dia 5 de novembro é tão importante para a história da Inglaterra.

 

 

 

 

Provavelmente você já viu por aí a máscara de Guy Fawkes, utilizada hoje em dia pelo grupo de hacktivistas (hackers ativistas que atacam sistemas por motivos políticos, a favor da sociedade) Anonymous. Essa máscara ficou muito popular após o filme V for Vendetta (V de Vingança), de 2005, dirigido por James McTeigue, que foi baseado na obra-prima dos quadrinhos, de mesmo nome, realizada Alan Moore e David Lloyd, em 1988. Mas a origem dessa história vem de muito tempo atrás, mais especificamente no século XVII.

 

Guy Fawkes e a Conspiração da Pólvora

 

Em 1604, quem estava no governo era o rei protestante James VI. Seu governo não concedia direitos iguais a protestantes e católicos. Esses últimos eram tratados com desprezo pelas leis da Inglaterra. Então, um grupo de católicos ingleses planejou um atentado contra o rei James VI e colocar no governo sua filha, princesa Elizabeth, terceira na linha de sucessão. Foi decidido em reunião matar o rei e destruir seu governo explodindo o prédio do parlamento com pólvora. É assim que Fawkes entra na história, um dos membros da conspiração viajou para procurar ajuda para realizar o plano e conheceu Guy Fawkes, que estava fora do país havia muitos anos por estar servindo na Espanha. Por ser desconhecido em sua terra natal, seria perfeito para executar o projeto. Guy retornou à Inglaterra em 1604.

 

“The 5th of November”

 

Após a chegada de Guy Fawkes para a Inglaterra, foi iniciado o plano para explodir o parlamento com o Rei e todos os políticos importantes que lá estivessem. O projeto consistia em explodir 36 barris de pólvora no subsolo do parlamento levando tudo pelos ares. O dia escolhido para a realização: 5 de novembro de 1605. Estava então tudo certo para o que viria a ser conhecido como Conspiração da Pólvora. Acontece que, ao avisarem aos católicos para ficarem todos longe do parlamento no dia do atentando, o rei acabou descobrindo e mandou que seus guardas vasculhassem o parlamento por completo. Um dos guardas encontrou Fawkes com os barris de pólvora e acabou preso por traição. Após ser torturado, junto de seus aliados, foi morto e esquartejado, tendo seus restos mortais exibidos ao público para ser tomado como exemplo. Guy Fawkes lutou e morreu por aquilo em que acreditava e por lutar contra a opressão que o governo protestante praticava contra o povo de religião diferente da sua. Por isso, ele é lembrado através da frase que diz que Fawkes foi “o único homem que entrou no parlamento com intenções honestas”. Até hoje são famosos na Inglaterra os versos em referência a ele:

 

"Remember, remember, the 5th of November

The gunpowder, treason and plot;

I know of no reason, why the gunpowder treason

Should ever be forgot."

 

"Me lembro, me lembro, do cinco de novembro

Do atentado e da pólvora, se deve saber

E não vejo razão, para que tal traição

Um dia se venha a esquecer."

 

 

Legado de Guy Fawkes

 

 

 

                                                                                                

Os principais legados de Guy Fawkes hoje em dia são os quadrinhos e o filme que compartilham o nome V for Vendetta (V de Vingança). A história em quadrinho conta a história de V um homem que foi geneticamente modificado que luta contra a opressão do povo inglês frente à nova configuração de governo ultranacionalista (uma espécie de nazi-fascismo inglês). A sua luta também é por vingança, já que V sofreu experimentos genéticos do próprio governo que tinham como objetivo transformá-lo numa arma. Na história, V usa suas táticas de sabotagem e as habilidades que adquiriu após os experimentos, para enfrentar diretamente a ditadura inglesa, que surgiu como nova liderança mundial após os Estados Unidos serem praticamente destruídos depois de uma guerra biológica. Os governantes ingleses suprimiam a liberdade do povo em nome de uma falsa paz. A partir dos quadrinhos, houve a adaptação para o cinema que tem uma história bastante semelhante, mas com algumas modificações. A partir daí, a máscara de Guy Fawkes utilizada por V tanto nos quadrinhos como nos filmes, foi adotada como símbolo de luta por direitos e liberdad. Como disse V, “por baixo dessa máscara não há somente carne... Por baixo dessa máscara há uma ideia. E ideias são a prova de balas”.

 

 

 

 

Thomas Frizeiro

Professor de inglês

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Bem-vindos ao blog S3!

January 24, 2017

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square