A origem do amigo oculto

Não é novidade para ninguém que o final do ano é uma época de muitas comemorações, como confraternizações de empresas, festas de escolas e principalmente as festas de Natal e Réveillon. No Brasil, e em outros países, como Estados Unidos e Espanha, o amigo oculto é uma brincadeira tradicional que normalmente faz parte das comemorações de fim de ano. Estamos tão acostumados a trocar presentes no amigo oculto que nem nos perguntamos onde e em que momento essa famosa brincadeira surgiu.




Realizar o amigo oculto entre familiares, amigos e colegas de trabalho é comum há tanto tempo, que é difícil até mesmo descobrir qual a origem da brincadeira. Existem três principais explicações para seu surgimento. A primeira teoria é que a brincadeira surgiu na Grécia Antiga, quando os gregos presenteavam aleatoriamente os cidadãos mais importantes durante os dias festivos. A brincadeira então teria se modificado ao longo do tempo até se tornar o que conhecemos atualmente.


A segunda hipótese é que o amigo oculto teria surgido em meados do século XVIII, quando os povos nórdicos presenteavam uns aos outros, ao amanhecer, em um ritual de celebração aos deuses. Ao trocar os presentes, eles diziam “Que você jamais se esqueça dos Deuses sobre nós”, como uma forma de consumar a celebração.


A terceira explicação, e também a mais recente, muito tem a ver com nossas práticas e sociedades atuais: a teoria de que a realização do amigo oculto surgiu nos Estados Unidos, como forma de comemoração de um grupo de operários. Nas confraternizações, colegas de trabalho queriam presentear uns aos outros, mas havia dois problemas. O primeiro é que o país enfrentava então a crise de 1929, em que a população foi financeiramente afetada, o que impossibilitaria que todos fossem presenteados. O segundo é que, como nem todos os colegas de trabalho eram amigos, poderia acontecer de funcionários que tinham relações de amizade terem privilégios sobre os que não tinham. Os operários decidiram, então, fazer a brincadeira que atualmente é conhecida no país como Secret Santa, e que no Brasil chamamos de amigo secreto ou amigo oculto.


O que temos certeza é que, independentemente da origem do amigo oculto, a brincadeira é uma maneira divertida e econômica de comemorar o final do ano com quem gostamos, sejam amigos ou familiares.



Ágata Avelar

Professora de inglês

Alguma dúvida?

Deixe nos comentários ou então nos envie um WhatsApp!

(32) 98824-1025

ÚLTIMA TURMA DE 2018!!!

NOITE - 10 de dezembro

PRIMEIRAS TURMAS DE 2019:

TARDE - 07 de janeiro

MANHÃ - 08 de janeiro

NOITE - 08 de janeiro

FIM DE SEMANA - 11 de janeiro

Siga as nossas redes sociais e receba as nossas atualizações:

facebook.com/sistema3 Instagram @sistema3

Posts Em Destaque