2014 © Sistema 3 | Rua Barbosa Lima, 278 - Centro - (32) 3212-6496  - Juiz de Fora - MG

“Mas e se eu falar errado?”

August 28, 2019

Atualmente, sabemos que estudar outra língua é comum e, em muitos casos, absolutamente essencial. Pode ser porque queremos um emprego que exija esse conhecimento, porque vamos fazer um processo seletivo em que uma das etapas é relacionada ao domínio de outra língua, porque vamos viajar a outro país ou, até mesmo, porque vemos informações em outras línguas a todo momento e queremos entender melhor tudo isso.

 

Seja qual for o motivo, é cada vez maior o número de pessoas que busca conhecer outra língua, sendo a língua inglesa a mais procurada, pelo menos no que se refere ao contexto geral do Brasil. Qualquer pessoa pode estudar outra língua, independentemente de sua profissão ou suas atividades. E, quando começamos a falar outra língua, queremos sempre falar “corretamente”, nos preocupamos o tempo todo se estamos falando “errado”. O lado bom disso é que ao pensar dessa forma você mostra preocupação e empenho em fazer o melhor que pode. Hoje, entretanto, vou mostrar para vocês como as noções de “certo” e “errado” podem te prejudicar quando o assunto é aprender uma língua.

 

 

 

Como disse anteriormente, qualquer pessoa pode se propor a falar outra língua. Entretanto, existe um grupo específico de pessoas que estuda a língua e seus mecanismos de uma maneira mais profunda, a partir de uma abordagem científica. Esse grupo de pessoas são os linguistas. Os linguistas perceberam, já há algum tempo, que as línguas têm um grande propósito comunicativo. Quando falamos com alguém (em qualquer língua que seja) é porque queremos nos comunicar. Esse propósito é tão forte, que temos, atualmente (e graças à internet), maneiras cada vez mais rápidas de nos comunicarmos uns com os outros.

 

Assim sendo, se uma pessoa consegue efetivar a comunicação, não deveríamos julgar a linguagem usada como certa ou errada. As situações comunicativas são as mais diversas, sendo algumas mais formais que outras. O que devemos, então, é saber que precisaremos adequar nossa linguagem à situação. Se você chega a um estádio de futebol para assistir a um jogo com os amigos falando da mesma maneira como fala em uma apresentação na faculdade ou em uma reunião com o seu chefe, causará estranhamento e talvez até algumas risadas. Isso significa, então, que você está falando errado? Sabemos que não, certo? O contrário funciona da mesma maneira. Se alguém, em uma situação informal, não está falando de acordo com todas as regras prescritas pela gramática tradicional, não há nada de errado nisso.

 

Conhecer a maneira mais formal (ou “correta”, como normalmente se diz) de uma língua, te dá o poder de acessar ambientes que também são mais formais, como uma entrevista de emprego, por exemplo. Entretanto, falar da maneira considerada pelo senso comum como mais “correta”, nada tem a ver com nível de inteligência (o que também já foi mostrado pela Linguística). A maneira como uma pessoa fala tem a ver, na verdade, com o ambiente em que ela foi criada. Os sotaques são um ótimo exemplo de como o ambiente influencia nossa forma de falar, e sabemos que não há sotaque mais ou menos correto que outro.

 

Você pode estar se perguntando, então, qual a relação disso tudo com o aprendizado de outra língua. A relação é que, ao aprender outra língua, sua primeira preocupação deve ser a de se comunicar! A sua professora, ou professor, estará o tempo todo atenta e disposta a fazer com que você melhore cada vez mais e fale da maneira mais adequada, pode ter certeza. Mas, ao entender que seu objetivo principal é se comunicar, o aprendizado fica mais leve e você passa a se preocupar mais com o que efetivamente importa (estabelecer comunicação) e, consequentemente, as “regras” daquela língua serão aprendidas mais naturalmente. Tenha em mente que as “regras” são parte da língua, mas não são sua parte única e nem a mais importante.

 

 

 

Ágata Avelar

Professora de inglês

 

 

 

 

 

 

Dúvidas? Você pode deixar nos comentários ou então entrar em contato com a gente, pelo instagram: @sistema3, ou pelo WhatsApp: 98824-1025

 

NOVAS TURMAS!

 

INGLÊS

 

Manhã e noite:

 

16 de setembro

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Bem-vindos ao blog S3!

January 24, 2017

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square