Coronavírus: Como estamos trabalhando?

April 1, 2020

"Da noite pro dia tudo mudou e o nosso desafio no Sistema 3 não passou, em nenhum instante, por escolher entre a saúde das pessoas ou a saúde financeira do negócio. A saúde SEMPRE está em primeiro lugar na minha vida, porque não estaria na vida das pessoas que trabalham e estudam comigo? 'Saco vazio não para em pé', sempre falamos isso na hora do almoço ou de um lanche, que por vezes quase negligenciamos, em meio àquela vontade de produzir mais ou de não interromper uma reunião. E é nisso que eu acredito: problemas (financeiros ou não) vêm e vão. Mas se não estivermos de pé, saudáveis física e mentalmente, eles vêm e nós vamos, eles se vão mas nós não voltamos.

 

Diante de uma obstáculo tão grande e desconhecido como esse inadiável distanciamento social para reduzir os danos da transmissão da COVID-19 às pessoas e ao sistema de saúde, o segredo me parece ser, na verdade, COMO manter a saúde financeira do negócio sem por em risco a gente, quem a gente ama, quem cruza o nosso caminho e todas as outras que nem conhecemos mas com quem também nos importamos ou que importam para alguém.

 

A receita é esta: TENTAR! Estamos tentando, mesmo sem tempo para parar e ler referências antes de agir, às vezes usando a intuição e improvisando mas, acima de tudo, a todo instante estamos inovando, trocando informações e criando valor, nos esforçando para que as aulas online sejam tão interessantes, agradáveis e produtivas como as aulas presenciais. Existem barreiras, claro - e muitas vezes elas são técnicas, independem da nossa disciplina e boa vontade. Nem todo mundo ama aula online e se sente mais confortável esperando a volta às aulas presenciais. Felizmente muito feedback nos ajuda a aguçar o senso de urgência, priorizar e agir rapidamente para resolver questões que merecem atenção. E ainda assim alguma coisa pode dar errado, claro. Mas é aquela velha história: 'se você não faz diferente, você só vai até onde já chegaram'; 'se você não tenta, você não descobre do que é capaz'; ou 'o lugar mais seguro para um barco é um porto, mas um barco não foi feito para ficar parado'; e por aí vai. E no final, deve haver uma balança também: quantos erros, quantos acertos, quantas lições?

 

'Nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia', eu lembro de um professor na faculdade de Educação citando essa música do Lulu Santos e eu pensando como aquilo é simples e verdadeiro. Não é hora de olhar para trás, penso, é hora de mergulhar nesse oceano azul de possibilidades que existem online, já que o nosso contato tête-à-tête vai ficar suspenso por sabe-se lá quanto tempo.

 

Se você conseguir enxergar oportunidade online, pule de cabeça! Não espere uma ideia perfeita. Teste todas, descubra quais são péssimas porque pode parecer lorota mas essa é a melhor forma de você descobrir logo qual é a sua melhor maneira de superar essa crise.

 

Se você não tem como trabalhar online, conte comigo para um papo. Eu não tenho a solução nem para o meu problema ainda, mas estou buscando. Quem sabe você logo descobre uma solução para o seu também?

 

E se você tem que continuar trabalhando nos serviços essenciais (amigxs médicxs, enfermeirxs, farmacêuticxs, pessoal dos supermercados, da limpeza, dos transportes e por aí vai...) meu muito obrigado do fundo do coração e minha eterna admiração, porque sem você, aí sim, o mundo para!"

 

Texto publicado na página pessoal do nosso diretor pedagógico, Vico Lopes.

 

As turmas têm curtido e reagido com fotos da tela durante as aulas! Nesse momento, o carinho virtual está fazendo a diferença.

 

 

Para ler a matéria completa que foi publicada no site da Tribuna de Minas, acesse o link: shorturl.at/lrCZ8

 

 

 

 

 

 

 

 

Vico Lopes
Diretor pedagógico

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Bem-vindos ao blog S3!

January 24, 2017

1/1
Please reload

Posts Recentes

December 17, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

2014 © Sistema 3 | Rua Barbosa Lima, 278 - Centro - (32) 3212-6496  - Juiz de Fora - MG