Minha história com o inglês (e o que isso tem a ver com você) - Parte 3

July 11, 2020

Essa é a Parte 3 de um texto de 3 partes em que conto pra vocês como foi minha experiência com os estudos de inglês, como aluna do Sistema 3, e, mais tarde, como professora.

 

No primeiro texto, Parte 1, falei sobre o início dos meus estudos, a frustração com resultados e o que descobri ser o real problema. Na Parte 2, compartilhei qual solução encontrei, como  a experiência de estudar inglês no s3 e o RPG me ajudaram a superar aqueles obstáculos. Você pode ler as partes 1 e 2 aqui e aqui antes de continuar, caso ainda não tenha lido.

 

Por fim, conto agora, na Parte 3, a minha trajetória como professora e o que isso tem a ver com você.

 

Minha trajetória como professora

 

Fiz o curso completo (que passou voando) e fiquei muito satisfeita com o resultado. Com essa  experiência tão positiva no Sistema 3, voltei a considerar a possibilidade de dar aulas. Comecei com uma aluna particular e estava gostando muito de poder ensinar para alguém o que tinha aprendido.

 

Mas eu sentia falta de uma experiência com um grupo de alunos. Manifestei então meu interesse em trabalhar como professora no Sistema 3, já que eu conhecia muito de perto a forma de trabalho e o impacto na vida dos alunos.

 

A essa altura já estava fazendo meu mestrado em linguística na UFJF há um ano, e retomei os estudos de inglês na Universidade. Alguns meses depois, fui contratada como assistente nas aulas. Eu participava das conversas, ajudava o professor a tirar as dúvidas dos alunos. Durante esse tempo, comecei a conhecer melhor o outro lado da sala de aula, o lado do professor.

 

Decidi que era aquilo mesmo que eu queria fazer. Ter sido aluna do curso em que dou aula me dá uma perspectiva bem específica do processo pelo qual os alunos passam ao estudar outra língua. Acho que cada professor tem pelo menos uma característica que faz dele diferente dos outros. Não melhor, só diferente. A minha, considero que é essa.

 

Entendo as angústias, a ansiedade, a busca por resultados da parte dos alunos. Acredito que isso me ajuda a construir, para os alunos, uma experiência positiva de aprendizagem.

 

Ágata foi aluna do Sistema 3 e hoje é nossa professora de inglês.

 

  

O que isso tem a ver com você?

 

Aí você, aluno ou futuro aluno do s3, pode pensar: mas eu não quero ser professor de inglês, o que isso tem a ver comigo? Pois é, a história que contei é bem específica, mas ela só tem a ver com ensino porque era nisso que eu estava envolvida, fazendo faculdade na área, era o que eu queria. O Sistema 3 chegou para me ajudar a tornar essa vontade uma possibilidade real. E é nesse ponto que isso tem a ver com você.

 

Quais são seus sonhos? Seus projetos? O inglês ajudaria a tornar isso possível? Lembre-se que sonhos e projetos não se limitam a questões profissionais.

 

São inúmeras as pessoas que estudam outra língua para viajar, para assistir filmes na língua original, jogar jogos, ler livros, aprender sobre outra cultura, ou simplesmente porque acham bonito falar aquela língua(francês, me aguarde!). As possibilidades são muitas! Você pode simplesmente querer aprender, mesmo que não use o inglês (ou mesmo outra língua) no trabalho ou nos estudos.

 

Conhecimento é sempre bem-vindo!

 

 

 

 

 

Ágata Avelar

professora de inglês

 

  

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Bem-vindos ao blog S3!

January 24, 2017

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

2014 © Sistema 3 | Rua Barbosa Lima, 278 - Centro - (32) 3212-6496  - Juiz de Fora - MG