Dia Internacional do Rock: além do óbvio

July 16, 2020

Essa semana, no dia 13 de julho, comemoramos o Dia Internacional do Rock.

E aqui no Sistema 3, vamos celebrar a data conhecendo um pouco mais do estilo com bandas que cantam em inglês, francês, espanhol e russo!

 

O rock surgiu nos Estados Unidos, no final dos anos 1940 e início dos anos 1950, tendo influência, principalmente, do blues, do R&B, do country e do jazz.

 

É difícil apontar um único artista que seja responsável pela criação do rock, mas sabemos que sua origem está na música negra americana. Apesar de sempre ouvirmos que Elvis Presley foi o primeiro roqueiro da história, uma musicista já fazia rock cerca de 20 anos antes de Elvis: seu nome era Sister Rosetta Tharpe, mulher negra que, na década de 40, fez sucesso como guitarrista e cantora do estilo que, mais tarde, seria amplamente conhecido como Rock 'n' Roll. Não conhece Rosetta Tharpe? Clica aqui agora pra conhecer: 

 

 

Outros músicos que estão na origem do rock são Little Richard, Chuck Berry, Bo Diddley, Fats Domino, Nile Rodgers e Jimi Hendrix. Eram todos homens negros que enfrentaram muitas dificuldades em suas carreiras, pois sofreram as consequências de viver na sociedade racista americana, que elegeu Elvis Presley, um homem branco, como rei do gênero. A apropriação de um estilo criado pelos negros foi tão forte que atualmente é muito mais comum encontrar bandas com integrantes brancos. Mas clica aqui nesse link para ver uns dos expoentes do gênero e seus incríveis solos de guitarra:

 

Apesar de em sua origem o rock ter muitos nomes masculinos, a presença feminina aumenta ao longo dos anos. Janis Joplin, Joan Jett, Dolores O’Riordan, Debbie Harry e Avril Lavigne são nomes do rock mundialmente conhecidos. Especificamente no Brasil, temos Rita Lee, Pitty e Cássia Eller, para citar apenas alguns. Durante o Rock in Rio de 2001, Cássia Eller teve sua performance de “Smell like teen spirits”, do Nirvana, elogiada por David Grohl, baterista da banda. Você pode assistir a performance dela aqui:

 

Aqui no Brasil, quando pensamos em rock internacional, lembramos principalmente de bandas americanas e britânicas. Artistas americanos como Nirvana, Guns N’ Roses, Pearl Jam, Ramones e Janis Joplin certamente são conhecidos por quem gosta de rock. Já na Inglaterra, os nomes são Led Zeppelin, The Beatles, Pink Floyd e Queen.

 

Por isso, a ideia hoje é apresentar bandas que não estejam no eixo Estados Unidos–Inglaterra. Se você estuda ou gosta de francês, inglês, espanhol ou russo, pode aproveitar para treinar os idiomas, pois temos sugestões em todos eles. Se você não estuda outra língua, mas gosta de música, essa lista também é para você!

 

Na lista de sugestões você encontra alguns links para o youtube. Ao final do texto, você pode acessar o link para uma playlist no Spotify com todas as bandas e músicos citados aqui.

 

ESPANHOL

Para conhecer o rock cantado em espanhol, escolhi bandas do México, da Argentina e da Espanha

 

MÉXICO

Molotov, Caifanes, Las Ultrasonicas, The Warning.

 

A banda The Warning é formada por três irmãs muito jovens: a mais velha tem apenas 20 anos! No link você acessa a música “Narcisista”, um dos trabalhos autorais das irmãs:

 

 

ARGENTINA

Viudas e hijas de Roque Enroll, Pappo's Blue, Piel de Pueblo, Cuero

 

ESPANHA

Asfalto, Iceberg

 

 

INGLÊS

Para a língua na qual o rock surgiu, temos sugestões da Austrália, Canadá e Nova Zelândia.

 

AUSTRÁLIA

Camp Cope, Ruby Fields, Alex Lahey

 

A lista da Austrália é repleta de mulheres! Lá elas têm destaque na cena musical. O som da australiana Alex Lahey é ótimo para quem gosta de rock alternativo:

 

CANADÁ

Abandon All Ships, The Agonist, Alexisonfire

 

NOVA ZELÂNDIA

Opshop, The Datsuns, Th' Dudes

 

FRANCÊS

Em relação ao francês, é mais comum encontrarmos bandas de rock na França; mas escolhi também uma opção do Mali, um país africano que fala francês.

 

FRANÇA

Aline, BB BRUNES, Mademoiselle K, Les Rita Mitsouko

 

Les Rita Mitsouko é uma banda francesa de pop rock que terminou em 2007, tendo completado 27 anos em atividade. A música “C'est Comme Ça” teve uma versão em português gravada pelo Capital Inicial (“Sem cansar”).

Você pode acessar aqui a música em francês:

 

E aqui a versão em português:

 

MALI

Amadou et Mariam: mistura sons tradicionais com guitarras de rock, violinos e trompetes em uma combinação chamada afro-blues. Já ouviu música maliana com uma pegada do rock? Clica aqui para ouvir!

 

RUSSO

Para o russo, as opções são da Ucrânia, e, claro, da Rússia

 

RÚSSIA

Aquarium, Alkonost, Amatory, Zemfira, Bi-2

A banda russa Aquarium foi formada na década de 70, em São Petersburgo, quando a cidade tinha o nome de Leningrado.  Confira aqui:

 

 

UCRÂNIA

Obiymy Doshchu

 

Para acessar a playlist com todos os artistas mencionados, clique no link:
https://spoti.fi/30dEXPN​ 

 

E você, gosta de rock? Qual artista ou banda você mais escuta nesse gênero?

 

 

 

 

 

 

 

Ágata Avelar

professora de inglês

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Bem-vindos ao blog S3!

January 24, 2017

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

2014 © Sistema 3 | Rua Barbosa Lima, 278 - Centro - (32) 3212-6496  - Juiz de Fora - MG