Museus virtuais: 4 opções na França

July 28, 2020

Dando continuidade à sequência de dicas de museus que podemos visitar online, hoje veremos algumas sugestões na França. Todos eles ficam em Paris, a capital francesa. Então se você pretende ir à França, já aproveita para escolher quais desses museus você quer visitar. Ou, se você já esteve lá, pode relembrar os lugares que mais gostou.

 

Vamos começar pelo museu mais importante da França, que é também o mais visitado do mundo!

 

Musée du Louvre

 

 

No site do Museu do Louvre é possível andar pelas exposições e galerias. Ao selecionar a sala que quer visitar, uma nova aba é aberta. Nela você pode ver a sala, em 360°, e as obras, e há a opção de dar zoom para visualizar melhor. Ao observar uma obra, também é possível obter informações sobre ela, como detalhes técnicos e contexto de produção. Além das salas, há uma seção com links para vídeos no YouTube, onde você pode ver mais conteúdo sobre o Louvre.

 

Château de Versalhes

 

 

O que atualmente é um dos museus mais visitados por turistas nasceu na verdade como um castelo da realeza francesa, e abrigou diversos reis da França entre 1682 e 1789. Em 1833, foi oficialmente transformado em museu, pelo rei Luís Felipe I. Ao acessar o site do museu é possível ver as fotos de diversas obras, que estão divididas de acordo com sua galeria.

 

Musée de L’orangerie

 

 

Esse é um museu menor do que os demais, mas também reúne obras de grande importância, entre as permanentes (do período entre 1880 e 1930) e as exposições temporárias. Ao selecionar no site a galeria que quer ver, você acessa fotos das obras e, em alguns casos, há opção de "andar" pelas galerias, dando zoom quando quiser e acessando também as informações das obras. É no Musée de L’orangerie que se pode ver a obra de Claude Monet que levou 12 anos para ser concluída: Ninféias.

 

Musée d’Orsay

 

 

O edifício que abriga o Musée d’Orsay era uma estação de trem antes de se tornar museu, o que aconteceu em 1986. Nesse site, você pode navegar clicando nas fotos das obras (e assim entrando na galeria correspondente), ou pode ir andando pelas galerias. Há também a opção de zoom, para ver as obras mais de perto. O museu abriga a maior coleção de obras impressionistas do mundo, com obras de artistas como Millet, Van Gogh, Renoir, Manet, Monet e Gauguin. O famoso quadro A noite estrelada (1888), de Van Gogh, está lá!

Outro passeio virtual que vale a pena é o tour em 360º pela parte externa do museu. Você pode conferir aqui.

 

Você já esteve, presencial ou virtualmente, em algum desses museus? Qual deles você mais gostou?

 

 

 

 

 

 

Ágata Avelar

Professora de inglês

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Bem-vindos ao blog S3!

January 24, 2017

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

2014 © Sistema 3 | Rua Barbosa Lima, 278 - Centro - (32) 3212-6496  - Juiz de Fora - MG