Museus virtuais: 3 opções em Amsterdã, na Holanda

August 10, 2020

Para você continuar conhecendo lugares sem sair de casa (enquanto ainda não podemos), a dica da vez é visitar esses três museus da capital da Holanda: Amsterdã.

 

 

Casa de Anne Frank

A Casa de Anne Frank é, desde 1960, um museu que mostra o local onde as famílias Frank e Van Pels se esconderam durante o domínio nazista na Europa. Anne era uma adolescente quando, em 1942, passou a ter que se esconder por causa de sua origem judaica. A família foi descoberta em 1944, e todos foram mandados para o campo de concentração Bergen-Belsen. Anne morreu de tifo no ano seguinte; somente seu pai sobreviveu à guerra.

 

A prisão da família Frank sempre foi atribuída a uma denúncia anônima. Entretanto, recentemente pesquisadores começaram a considerar que talvez não tenha acontecido nenhuma denúncia, já que nunca foi descoberto quem teria denunciado. A hipótese que os pesquisadores sugerem é de que os policiais que encontraram os Frank estavam, na verdade, fazendo uma investigação sobre fraude na distribuição de cupons para alimentos. Anne inclusive relata essas investigações em seu diário, até ser capturada.

 

Ao acessar o site do museu, é possível visitar os cômodos da casa onde Anne viveu escondida por dois anos, e o local em que escreveu seu diário, posteriormente publicado como livro.

 

 

Museu Van Gogh 

O Museu Van Gogh foi inaugurado em 1973, e abriga mais de 200 obras do pintor, o que faz dele o museu com o maior número de obras de Van Gogh.

 

O site do museu oferece uma interessante perspectiva sobre os autorretratos de Van Gogh. Apesar de o site não ter um tour virtual pelas instalações do museu e suas obras, vale a pena acessar a seção 5 things you need to know about Van Gogh's Self-Portraits (5 coisas que você precisa saber sobre os autorretratos de Van Gogh).

 

 

Rijksmuseum

O Museu Rijksmuseum é o museu nacional dos Países Baixos, fundado em 1800. As obras do acervo incluem pinturas, esculturas, objetos arqueológicos, roupas, armas, gravuras e fotografias.

 

Com um acervo tão grande, o site não podia ser diferente! São inúmeras as opções para quem deseja conhecer o museu virtualmente. Há várias seções pelas quais você pode navegar, e todas oferecem fotos de muitas obras, assim como um breve texto introdutório sobre a seção.

 

O museu também oferece um aplicativo, que pode ser baixado aqui (App Store) ou aqui (Google Play). Através do aplicativo também é possível acessar fotos de uma grande diversidade de obras.

 

 

Quando eu for à Holanda, com certeza visitarei o Museu Van Gogh! E você, qual desses museus gostaria de visitar?

 

 

 

 

 

Ágata Avelar

Professora de inglês

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Bem-vindos ao blog S3!

January 24, 2017

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

2014 © Sistema 3 | Rua Barbosa Lima, 278 - Centro - (32) 3212-6496  - Juiz de Fora - MG