Museus virtuais: 3 opções na Espanha

September 30, 2020

 

Hoje trago para vocês mais opções de museus que podem ser visitados virtualmente, dessa vez na Espanha! Além de ser uma ótima oportunidade de conhecer obras de artistas importantes como Pablo Picasso, você ainda pode aproveitar para treinar seu espanhol nos vídeos e áudios disponíveis nos sites!

 

Confira as sugestões!

 

Museo del Prado

 

 

O Museu do Prado fica em Madri, e é considerado o mais importante da Espanha e um dos mais importantes do mundo. Foi construído a partir da obra do arquiteto espanhol Juan de Villanueva, a pedido do rei Carlos III, e fundado em 1819 (quando o rei não estava mais vivo, pois a construção começou no século XVIII e terminou somente no XIX).

 

Ao visitar o site do museu, você terá a opção de acessar as obras primas (masterpieces ou obras maestras), separadas por autor ou por tema (Novo testamento, Velho testamento, Santos, Comércio e profissões etc). O site conta com as opções inglês e espanhol.

 

Na seção What’s on ou Actualidadé possível acessar vídeos sobre a exposição que se encontra em exibição. São alguns vídeos curtos que mostram a organização da exibição, sua inauguração, e fotos de diversas obras. Os vídeos estão em espanhol e é possível ativar a legendagem, também em espanhol.

 

Outra opção é acessar uma compilação de áudios que servem como guias das obras: enquanto você vê um quadro, um pequeno texto sobre ele e sobre seu autor é narrado. A narração tem cerca de dois minutos (para cada quadro) e pode ser acessada em inglês ou espanhol, sem legendas.

 

 

Museu Picasso de Barcelona

 

 

Como o próprio nome diz, o Museu Picasso fica em Barcelona e é uma homenagem ao artista espanhol Pablo Picasso. Foi inaugurado em 1963, e ocupa cinco palácios góticos interligados entre si. Como é dedicado a Picasso, conta com mais de 3000 obras suas. 

 

Ao visitar o site, as opções de acesso são em castelhano, catalão ou inglês.

 

É possível acessar 39 peças da coleção permanente do museu, visualizando uma galeria de fotos das obras expostas. Ao clicar em uma delas, uma nova janela se abre, com informações técnicas, história da obra, recepção do público e o local em que a obra se encontra no museu.

 

Você também tem a opção de visitar as exposições atuais e antigas do museu. No caso das exposições futuras, há informações sobre a data de exibição e sobre a exposição em si.

 

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia

 

 

O Reina Sofia também fica em Madri e é o museu mais jovem da lista: foi inaugurado em 1992. Seu nome é uma homenagem à rainha Sofia, que foi Rainha Consorte da Espanha de 1975 a 2014, quando seu marido abdicou. É considerado um dos melhores e mais importantes museus de arte moderna da Europa, com obras de Pablo Picasso, Salvador Dalí, Juan Miró, entre muitos outros artistas consagrados. O famoso quadro Guernica, de Pablo Picasso, está exposto lá.

 

O site do museu pode ser acessado em espanhol, inglês, catalão, basco e galego.

 

O museu conta com três coleções: 1) La irrupción del siglo XX: utopías y conflictos (1900-1945); 2)¿La guerra ha terminado? Arte en un mundo dividido (1945-1968); 3) De la revuelta a la posmodernidad (1962-1982).

 

Ao selecionar uma coleção, você verá um pequeno resumo sobre ela, e uma lista com subdivisões do tema, em que cada uma dessas subdivisões corresponde a uma sala do museu. Entrando em uma sala, você vê fotos das obras, com suas informações técnicas e autoria. Você também pode acessar um folheto com informações gerais sobre as obras daquela sala, como esse da foto abaixo.

 

 

Na seção Exposiciones, você acessa as exibições antigas e atuais (é possível baixar um pdf sobre cada uma), e também encontra informações sobre exposições futuras.

 

Você já esteve em algum desses museus? Qual tem mais vontade de visitar? Deixa pra gente aqui nos comentários!

 

 

 

 

 

Ágata Avelar

Professora de inglês

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Bem-vindos ao blog S3!

January 24, 2017

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

2014 © Sistema 3 | Rua Barbosa Lima, 278 - Centro - (32) 3212-6496  - Juiz de Fora - MG