Museus virtuais: 7 opções no Brasil

September 16, 2020

 

Nas dicas de museu de hoje, temos muitas opções de museus brasileiros! Essa é para quem faz questão de conhecer também a cultura do nosso país, que tem muita coisa legal para mostrar. 

 

 

Pinacoteca de São Paulo

 

 A Pinacoteca do Estado de São Paulo é um dos museus de arte mais importantes do Brasil. Fica no centro de São Paulo, em um edifício construído em 1900. Foi fundado em 1905, sendo o museu de arte mais antigo de São Paulo. Na Pina, como também é chamado o museu, é possível encontrar mais de dez mil peças, que contemplam principalmente a história da pintura brasileira entre os séculos XIX e XX.

 

Ao entrar nesse site, você poderá acessar as obras como se estivesse andando pelas galerias. Você também pode dar zoom para ver uma obra mais de perto.

 

 

Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP)

 

 

O MASP leva o nome do responsável pela iniciativa de sua fundação, Assis Chateaubriand. O museu foi fundado em 1947 e encontra-se na Avenida Paulista desde 1968. Lá encontra-se a mais importante coleção de arte ocidental da América Latina e uma das maiores bibliotecas especializadas em arte do país.

 

Ao clicar no link, você terá acesso às galerias e suas respectivas obras. As galerias são amplas, e você pode andar por elas clicando no lugar que deseja ir. A opção de zoom permite que as obras sejam vistas mais de perto.

 

Caso você prefira usar o celular, é possível baixar o aplicativo Google Arts & Culture. Digitando “MASP” na busca do aplicativo, você acessará um tour de realidade virtual. As obras são mostradas juntamente a uma narração sobre elas.

 

 

Museu Oscar Niemeyer (MON)

 

 

O Museu Oscar Niemeyer, que recebe esse nome em homenagem ao arquiteto que o projetou, também é conhecido como Museu do Olho, por conta de seu formato. Fica na cidade de Curitiba, e tem como foco, além de artes visuais, a arquitetura e o design. É formado por um composto de dois prédios, tendo sido o primeiro projetado em 1967. Inicialmente, foi usado como sede de secretarias de estado; até 2002, quando o “olho” foi inaugurado.

 

É um local que impressiona não só pelo acervo, mas pela arquitetura singular.

 

O site oferece uma visita virtual em 3D, sendo possível ver as galerias e a parte externa do museu, já que se encantar com a arquitetura do prédio é parte indispensável do passeio.

 

 

Museu Nacional do Rio de Janeiro

 

 

O Museu Nacional do Rio de Janeiro é um museu de história natural e antropologia, sendo a instituição científica mais antiga do Brasil. Antes de se tornar museu, em 1892, foi residência da família real portuguesa, entre 1808 e 1821, e da família imperial brasileira, entre 1822 e 1889. Em 2018, sofreu um grave incêndio, que comprometeu grande parte do seu acervo.

 

Por conta do incêndio de 2018, o tour virtual pelo museu mostra como era o acervo antes de pegar fogo. Além das imagens, há uma narração que conta a história de importantes peças históricas, como a do crânio humano feminino que data de 11.000 a 11.500 anos, sendo o esqueleto mais antigo descoberto nas Américas, e que ficou popularmente conhecido como Luzia (mostrado na foto abaixo).

 

 

 

Museu Casa de Portinari

 

 

O museu, que foi a casa do pintor Cândido Portinari durante sua infância e juventude, fica no estado de São Paulo, em uma cidade do interior chamada Brodoswki.

 

O acervo é composto por pinturas que o artista fez nas paredes da casa, móveis originais de quando Portinari morava lá e instrumentos que utilizava, como pincéis e tintas. Adicionalmente, há revistas, jornais, livros e vídeos sobre o artista.

 

Clicando nesse link, você acessa o tour virtual pelo museu, que começa na parte externa da casa e permite que o visitante ande pelos cômodos e galerias.

 

 

Museu da imagem e do som (MIS)

 

 

O Museu da Imagem e do Som fica na cidade de São Paulo, e foi inaugurado em 1970. De acordo com o site do MIS, o acervo “conta com mais de 200 mil itens: fotografias, filmes, vídeos, cartazes, peças gráficas, equipamentos de imagem e som e registros sonoros, além dos livros, catálogos, periódicos, CDs e DVDs do acervo bibliográfico e dos diversos documentos do acervo arquivístico”.

 

O site do MIS oferece atualmente diversas opções para visitação virtual. Você pode apreciar o acervo do museu ou visitar as várias exposições temporárias, que contam com fotos, textos explicativos e vídeos.

 

 

Instituto Inhotim

 

 

O Instituto Inhotim fica em Brumadinho (MG), e abriga um dos acervos de arte contemporânea mais importantes do Brasil. Também carrega o título de maior museu a céu aberto do mundo. É um dos 25 museus do mundo mais bem avaliados pelos usuários do TripAdvisor, estando na 23ª colocação.

 

Ao acessar esse site, você pode escolher entre ver as cinco exposições online ou as seis instalações do museu (Arte contemporânea, Metal, Brasil, Escultura, Fotografia e Instalação). Nas instalações você vê fotos, enquanto nas exposições há, além das fotos, textos e áudios explicativos.

 

Você já visitou algum desses museus? Qual museu brasileiro é o seu preferido?

 

 

 

 

 

Ágata Avelar

Professora de inglês

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Bem-vindos ao blog S3!

January 24, 2017

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

2014 © Sistema 3 | Rua Barbosa Lima, 278 - Centro - (32) 3212-6496  - Juiz de Fora - MG